PNEUS OK

Post do blog

MANUTENÇÃO PREVENTIVA

 

A manutenção é um dos aspectos mais importantes para o veículo, neste artigo vamos mostrar a importância de manter a manutenção preventiva em dia. Muitas vezes pensamos somente quando acontece algum problema com o veículo ou quando pensamos em uma viajem. Daí sim, é quando pensamos em fazer uma manutenção, fazer a manutenção de última hora pode colocar em risco a sua segurança e de quem está próximo de você. Pensando nisso a Pneus Ok separou algumas dicas fundamentais para cuidar da parte mecânica do seu veículo:

1. Alinhamento de direção (suspensão dianteira):

Notar que o alinhamento de direção do seu automóvel não é mais o mesmo não é uma tarefa muito fácil. Afinal, o desgaste desse item é lento e vai progredindo aos poucos, o que faz, muitas vezes, com que o motorista não note a diferença. Entretanto, os carros costumam apresentar indícios de que a direção está desalinhada.

2. Carga pesada: se o peso da carga que está no seu veículo for maior do que a recomendação de fábrica, ou se não estiver distribuído uniformemente, isso irá forçar algumas peças responsáveis pela geometria da direção e do eixo traseiro.

3. Volante duro: se você sentir que o volante do carro está mais duro do que o normal, pode ser sinal de que a direção não está alinhada.

4. Performance: falando em estrada, um bom teste de verificação da direção do veículo e do seu alinhamento é tirar as mãos do volante ao andar em linha reta. Se o carro pender para qualquer um dos lados, significa que ele está desalinhado.

5. Rodízio de pneus: Pneus “carecas” significam problemas, pois, em dias de chuva, o seu carro pode acabar derrapando. A lei exige que as ranhuras do pneu tenham pelo menos 1,6 mm de distância do piso, a fim de gerar “calhas” por onde água na pista possa escoar. Quando os pneus começarem a se desgastar, verifique periodicamente a altura das ranhuras.

6. Correias do motor: Se ela arrebentar, o carro simplesmente para e, se arrebentar com o motor funcionando, pode acabar estragando mais peças. Recomenda-se que a cada seis meses seja feita a revisão desse item importantíssimo para o motor.

7. Óleo: Se ela arrebentar, o carro simplesmente para e, se arrebentar com o motor funcionando, pode acabar estragando mais peças. Recomenda-se que a cada seis meses seja feita a revisão desse item importantíssimo para o motor.

8. Filtro de ar do motor: Você percebe que o filtro está sujo quando seu carro começa a forçar o acelerador para rodar. Além disso, um filtro sujo aumenta o consumo de combustível.

Lembre – se a manutenção preventiva tenta prever a possibilidade de falhas e programar reparos ou ajustes nos veículos antes que apresentem algum problema.

Agora que você conheceu algumas dicas essenciais, fique atento e não deixe de fazer a sua manutenção pois com ela você pode evitar um futuro problema.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Pesquisar post

Fique Ligado!

EDITAR BANNER

Tipo do Banner?*
Escolha neste campo o tipo deste banner.