Pode parecer uma questão tão simples, mas a boa qualidade dos pneus pode garantir a segurança de para quem dirigi, passageiros e pedestres e, dessa forma, não podem de forma alguma rodar em mau estado. Então, você sabe como identificar a troca do seu pneu? A ideia é procurar um local que tenha como princípio medir e testar para avaliar a real necessidade de ter que trocar peças ou pneus com total transparência e honestidade, nesse caso a Pneus Ok é a melhor opção para você.
A seguir, iremos te mostrar como saber a hora exata de trocar o pneu do seu carro. Vale a pena conferir!
Verificação da banda de rodagem
As barras de desgaste de banda de rodagem da borracha dura são projetadas para ficarem visíveis quando a banda de rodagem do pneu estiver gasta. O controle desse desgaste nem sempre é fácil de ser feito a olho nu. Pensando nisso, as fabricantes de pneus passaram a inserir no equipamento os chamados TWI, um indicador que fica localizado dentro de cada sulco. Mas com o passar do tempo ele vai aparecendo na superfície do pneu e, quando esse ressalto já tocar o chão, você vai saber a hora de trocar seu pneu.
Não se esqueça das laterais
A banda de rodagem pode ser a parte que merece mais atenção nos pneus, mas não dá para negligenciar o cuidado com outras áreas do equipamento, em especial as laterais.
Outro ponto de destaque é verificar se há sinais de rachaduras, ressecamento ou rasgos nessa parte do pneu ajuda a identificar focos de vazamento de ar ou mesmo pontos críticos levando a um estouro dos pneus. Fique atento a esses sinais, leve seu carro a uma borracharia de imediato.
Cuidado com as bolhas
São causados quando ocorre o rompimento dos cordonéis da carcaça devido algum impacto violento ou compressão em excesso no costado. Neste caso, a troca deve ser imediata. Ou seja, é a partir deles que um problema muito mais grave pode acontecer, como a explosão do pneu, o que pode causar perda de controle naquele momento e mesmo uma capotagem do veículo.
Rodízios de pneus
Os pneus dianteiros sofrem mais desgaste do que os do eixo traseiro. Dessa forma, realizar a técnica de rodízio é a melhor opção, para garantir uma qualidade de vida útil para seus pneus. O ideal é realizar o rodízio a cada 9 mil ou de preferência 10 mil quilômetros rodados.
Balanceamento
O objetivo do balanceamento do pneu é distribuir o peso igualmente em toda a circunferência do pneu, evitar vibrações e aumentar a vida útil do pneu. Recomendado nas demais ocasiões como:
- Quando for realizada a troca de pneus do carro;
- Quando se realiza o rodízio das rodas;
- Quando for detectada vibrações ou ruídos no volante.
Alinhamento
O balanceamento geralmente vem acompanhado do alinhamento. Não se balanceia pneus, mas sim o conjunto pneu e roda. Consiste em ajustar os ângulos das rodas de modo a obedecerem às especificações do fabricante do veículo. A realização desse processo é perfeito para a circulação do carro no solo. Caso os pneus do carro se encontrem desalinhados, ocorrerá um desgaste irregular na borracha, resultando em uma necessidade de troca prematura da peça.
Gostou das nossas dicas para identificar a hora de trocar o pneu do carro? Por isso, é preciso ficar atento aos mínimos detalhes que o veículo apresenta no dia a dia para não danificar componentes fundamentais, como os pneus, por exemplo. Portanto, sempre que um problema aparecer, procure ajuda especializada de um mecânico ou da Pneus Ok.